Redação | Linha 8 |
Os números impressionam. Nosso país possui cerca de 14 milhões de pessoas negras que se declaram empreendedoras. Em 2021 esse segmento do mercado movimentou nada menos que R$ 2 trilhões de reais.
Como em quase todos espaços desse país, a população negra sempre enfrenta mais barreiras. Nesse caso a dificuldade de acesso ao crédito e de apoio técnico são marcantes. Segundo o Sebrae, a pandemia afetou mais a população negra que também teve maior dificuldade de recuperação e em 2022 os empreendedores negros e negras tinham ganhos médios 32% inferiores aos brancos, ainda que tivessem maior escolaridade.
Mesmo com as adversidades, o afroempreendedorismo se amplia e conta com mais redes de apoio, valorização e inovação. Cada vez empregam mais funcionários, ganhando relevância a sua fatia no mercado de trabalho e na economia do país.
Um desses exemplos é a Bará Filmes, atual Barahubb. A empresa audiovisual da cidade de Barueri – região oeste da grande São Paulo – está há 14 anos no mercado e agora concorre ao Prêmio Maiores & Melhores 2023, na categoria ‘Empreendedor Preto’.
Vilela Bará, fotógrafo que comanda a empresa afirma que “o escritório concentra um hubb permanente para atender empresas de diferentes setores, sempre tendo como espinha dorsal a inclusão plural de pessoas quando o assunto é diversidade”.
Diminuir a desigualdade entre empreendedores é um dos importantes desafios do país. Isso passa por acesso a crédito mas também pela compreensão do papel que essas redes têm na inclusão social e muitas vezes no impacto local em pequenas comunidades ou cidades.
Você pode participar da votação pública para o Prêmio Maiores e Melhores 2023. Se quiser votar na Bará Filmes pode usar esse link: https://bit.ly/3FU6ScH.
A equipe do Linha 8 deseja boa sorte para a Barahubb.
Com informações de: BBC, ECOA Uol, Sebrae e Assessoria de Comunicação Barahubb
Redes Sociais:
Instagram: @portallinha8
Twitter: @portallinha8
Facebook: https://www.facebook.com/portallinha8