Tudo que você precisa saber sobre agrotóxicos

'O Joio e o Trigo' lança cartilha didática sobre os riscos e perigos da presença cada vez maior de veneno na comida dos brasileiros.

Redação  |  Linha 8 | 

Entre os 15 agrotóxicos mais comercializados no Brasil, nove estão banidos na União Europeia. 72% dos agrotóxicos comercializados no país, em 2022, terminaram por contaminar plantações de soja e milho. Nossa água tem cinco mil vezes mais resíduos do herbicida glifosato que na Europa.

Essas e outras informações estão presentes na cartilha ‘Tudo o que você (não) queria saber sobre os agrotóxicos’. A publicação é parte do projeto “Brasil sem veneno” e o material, editado por O Joio e o Trigo, é um instrumento para organizações e movimentos sociais que trabalham denunciando e sensibilizando a população sobre os perigos do uso descontrolado de veneno nos produtos alimentares.

No ano passado, um relatório publicado pela rede de ambientalistas ‘Friends of the Earth Europe’ alertou que, a cada dois dias, uma pessoa morre por intoxicação de agrotóxicos no Brasil e cerca de 20% dessas vítimas são crianças e adolescentes de até 19 anos.

Durante os quatro anos do governo Bolsonaro houve recorde de liberação de agrotóxicos, com a marca de 2.182 pedidos aprovados, um recorde sobre todas as gestões federais anteriores. Desses, o total de 98 são produtos inéditos. Essa política de estímulo e liberalidade para o uso intenso de defensivos agrícolas também pode ser chamada de “Farra do Veneno.”

Segundo o site G1, em matéria de fevereiro de 2023, no último ano do governo de Bolsonaro, dos 35 agrotóxicos liberados para os produtores rurais, 22 foram considerados ‘muito perigosos ao meio ambiente’ pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Porém, o problema persiste no primeiro ano de governo Lula. Os números de liberação de agrotóxicos seguem muito próximos aos da gestão anterior. Matéria da Rede Brasil Atual de novembro, mostra que “em 11 meses, a média mensal é de 39,18 produtos liberados, ante 42,29 em toda a gestão anterior bolsonarista.”

Pela relevância do tema, iniciativas como a cartilha são importantes para que agentes sociais, militantes e educadores possam discutir com a sociedade brasileira a necessidade dos legislativos e da justiça tomarem medidas concretas que inibam o uso indiscriminado de veneno no país.

Abaixo uma pequena introdução da cartilha e em seguida o link da página ‘O Joio e o Trigo’, para baixar o material.

O que são agrotóxicos?
A palavra “agrotóxico” foi criada no Brasil em 1977 pelo pesquisador Adilson Paschoal e vem da combinação de agros (campo) e toxicon (veneno).
Engloba todos os produtos de natureza tóxica utilizados paracombater plantas e animais considerados invasores, além de patógenos como vírus, bactérias e fungos.
“Agrotóxico” apareceu pela primeira vez na legislação federal com a Constituição de 1988, substituindo “defensivo agrícola”, termo até então utilizado – e que tem uma óbvia carga positiva.

Você pode baixar a cartilha completa clicando aqui

Com informações de: O Joio e o Trigo, G1, Brasil de Fato, Rede Brasil Atual e Ibama.

Linha 8
Redes Sociais:
Instagram: @portallinha8
Twitter: @portallinha8
Facebook: https://www.facebook.com/portallinha8

 

Últimas matérias

spot_imgspot_img

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img